29 de Março de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Prefeita Vilma Amorim destaca ações da Prefeitura no combate ao coronavírus

A gestora detalhou as medidas da administração municipal numa live no facebook.

Durante uma live realizada nessa segunda-feira (11), a prefeita Vilma Amorim enumerou diversas ações que a Prefeitura de Esperantina está tomando desde o início da pandemia do novo coronavírus. A gestora falou das medidas administrativas por meio de uma live no facebook realizada pelo deputado estadual Francisco Limma (PT). Até o momento, Esperantina registra 35 casos confirmados de Covid-19.

Vilma contou que o primeiro passo para o trabalho estratégico no combate à pandemia foi a criação do Comitê de Enfrentamento de Crise que atuou na elaboração do Plano Municipal de Contingência do Coronavírus, no início do mês de março. Em seguida, a prefeita baixou o primeiro decreto, de um total de três até o momento. Em suma, os documentos trazem uma série de restrições como a suspensão das aulas da rede municipal, proibição de eventos e de reuniões de qualquer natureza, como excursões, cursos presenciais, missas e cultos religiosos no município; além do fechamento do comércio não essencial.

“Muito antes da confirmação dos primeiros casos de Covid-19 começamos a preparar nosso sistema de saúde e a tomar medidas de prevenção. Enquanto isso, nossos profissionais da saúde fizeram um trabalho de orientação da população por meio de carros de som e da abordagem de passageiros em ônibus que fazem linhas intermunicipais e interestaduais”, recorda.

Com o primeiro caso de Covid-19 confirmado no dia 17 de abril, Vilma conta que as medidas de prevenção foram ainda mais fortalecidas. Dentre as novas ações, a Administração Municipal decretou o uso obrigatório de máscaras, intensificou as barreiras sanitárias, realizou a desinfecção de espaços públicos, ampliou o atendimento médico nas unidades de saúde e a fiscalização dos estabelecimentos comerciais que descumprem os decretos.

“O nosso maior desafio, em Esperantina, é que somos um município polo no Território dos Cocais. Geralmente recebemos pessoas de todos os outros municípios do entorno, principalmente por conta do nosso comércio forte. Nesse sentido, encontramos certa resistência, o que é compreensível. Mas estamos com uma fiscalização intensa, lacrando os estabelecimentos que descumprem as medidas e barrando a entrada de pessoas nas entradas do município. Entendemos que a economia pode se recuperar, mas a vida das pessoas, não”, argumenta.

Segundo Vilma, outro desafio é a organização das filas na Caixa Econômica para o recebimento do Auxílio Emergencial. “As equipes da Secretaria de Saúde, Assistência Social e da Vigilância Sanitária estão auxiliando os funcionários da Caixa a organizar as filas e, assim, possibilitar o distanciamento social, para evitar a transmissão do coronavírus. Cada pessoa deve ficar posicionada em cima de uma das setas no chão da calçada e fazer o uso de máscara de proteção facial”, explica.

Para manter o contato com a população, a Prefeitura desenvolveu uma central de atendimento online ao público. Por meio dele, as pessoas podem encontrar o primeiro atendimento com um profissional de saúde sem precisar sair de casa. O atendimento está disponível 24h, através do número (86) 98120-3291, que pode ser feito por ligação ou via WhatsApp.

Por fim, a gestora conclamou a população para o cumprimento das medidas de prevenção. “Graças a Deus não temos nenhum óbito registrado. Mas se a gente não fizer o isolamento social ideal, isso pode ser apenas uma questão de tempo, pois já temos casos confirmados em diversos bairros. Todos os esforços da gestão não serão suficientes se não houver um esforço complementado por uma dose de consciência, responsabilidade e mudança de hábitos da população”, finaliza.