19 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Prefeitura de Esperantina participa da II Feira de Saúde da Escola José Nogueira de Aguiar

Teve início hoje (13/11) a XIV FECJONA (Feira Cultural do José Nogueira de Aguiar) com a temática Saúde, com o objetivo de mostrar diversas informações sobre hábitos de vida saudáveis e conscientizar a comunidade da importância de praticá-los.

Serão dois dias, 13 e 14 e novembro, a feira acontece na própria escola com a participação de professores e alunos.

“Os alunos estão todos empolgados e se envolveram bastante para que essa atividade acontecesse e agradeceu a parceria a Unidade Escolar José Nogueira de Aguiar, a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde e o Hemopi”. Falou a diretora da escola Diana Gomes.

A Secretaria Municipal de Saúde de Esperantina que é parceira da feira vai promover durante a feira a vacinação contra a poliomielite e o sarampo em crianças de 0 a 5 anos, verificação de pressão, teste de glicemia, além da participação de enfermeiros e médicos que darão suporte técnico na feira.

“O Piauí tem um sistema organizado de Banco de Sangue embora os estoques estejam em baixa, daí a importância de campanhas e feiras como essa, a população passa a olhar a saúde do outro lado, inclusive podendo salvar vidas”. Falou o secretário de saúde Albano Amorim.

O Hemopi que também está presente na feira parabenizou a escola e os alunos pela a iniciativa da feira de saúde. A supervisora de coleta externa do Hemopi Hortência Rocha informou que em todo o Brasil ouve uma queda na doação de sangue, de junho até agora. A mesma também informou que em Esperantina existe uma agência transfusional coordenada pelo o médico Dr. Evandro, no Piauí ao todo são 27 agências, uma vez por ano a agência faz campanha de doação, em Esperantina já chegou a um total de 200 a 300 bolsas doadas.

Dia 13 (quinta-feira)

07h – Abertura da feira com passeio ciclístico com saída de frente da escola.

08h às 11h30 – Doação de sangue, consultas básicas, vacinação, apresentação do grupo Slack Line, Aulão de zumba, atendimento do NASF e saúde bucal.

14h às 17h - Doação de sangue, consultas básicas, vacinação, apresentação do grupo Desbravadores, Slack Line, Aulão de zumba.

Dia 14 (sexta-feira)

07h às 11h30 – Doação de sangue