30 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Esperantina se destaca com Prêmio Alfa-10 na Educação.

A cidade de Esperantina, no Piauí, celebra mais uma conquista significativa na área da educação. Duas escolas municipais foram reconhecidas pela terceira edição do Prêmio Alfa-10, uma iniciativa da Secretaria de Educação do Piauí (SEDUC-PI), que visa homenagear as instituições com os melhores desempenhos em alfabetização, conforme avaliado pelo Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI).

Anualmente, até 150 escolas são agraciadas com o prêmio, desde que atendam a critérios rigorosos, como ter no mínimo 20 alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental, alcançar uma média entre 8,5 e 10 no IDEPI-Alfa, e garantir a participação de pelo menos 90% dos estudantes nas avaliações do SAEPI. Além disso, é necessário que pelo menos 20% dos alunos estejam no nível avançado de alfabetização.

Neste contexto de excelência, a Escola Municipal Maria Pinheiro de Castro e a Escola Municipal Vila da Solidariedade emergiram como exemplos de dedicação e qualidade, preenchendo todos os requisitos para serem premiadas. Elas estão entre as 78 unidades educacionais do estado que superaram todas as expectativas.

A prefeita Ivanária Sampaio expressou seu contentamento com os resultados: “Este é o fruto de um trabalho árduo, realizado com amor e em equipe, sob a liderança do Profº Valdemir Miranda nos últimos três anos. O prêmio Alfa-10 não é apenas um reconhecimento, mas também um incentivo financeiro que reflete nosso compromisso e esforço. Estamos orgulhosos por sermos referência em educação no território dos cocais.”

A comunidade de Esperantina tem motivos de sobra para comemorar, pois o sucesso de suas escolas reflete o potencial de seus alunos e a qualidade do ensino oferecido, pavimentando o caminho para um futuro ainda mais promissor na educação.