19 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Piscicultores de Esperantina participam de Congresso Internacional do Peixe no Paraná

O evento reuniu participantes de 12 países.

Piscicultores e gestores da Prefeitura de Esperantina participaram da primeira edição do International Fish Congress – IFC (Congresso Internacional do Peixe), na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná.  O evento reuniu toda a cadeia produtiva de pescados e teve participantes de 12 países, como o Chile, Bolívia, Paraguai, Equador, Argentina e Uganda, entre os dias 17 e 19 de setembro.

Presente no evento, a prefeita de Esperantina, Vilma Amorim, comemora a participação dos esperantinenses. Segundo ela, o congresso representa uma oportunidade única de aprender sobre o que acontece no mundo e que pode ser incluído na produção local de pescado.

“É um momento de aprender mais sobre as novas tecnologias do mercado e do que tem sido feito ao redor do mundo. Além de fazer novos contatos, estamos buscando parcerias para o Piauí, em especial, para Esperantina. Nossa cidade é referência na piscicultura. E queremos atualizar as estratégias de desenvolvimento dessa atividade que gera renda e oportunidades para nossa população”, conta.

O evento teve como tema “Das águas ao consumo” e debateu, por meio de painéis e palestras, sobre o uso de equipamentos adequados, nutrição, sanidade e industrialização do pescado. Além de expor estratégias de desenvolvimento de mercado de grandes produtores mundiais.

Chico Tampa, piscicultor de Esperantina, conta que ficou muito feliz em participar de um evento de tamanha grandeza no cenário mundial. “Participamos de palestras com alto nível de conhecimento, trocamos informações sobre indústria de beneficiamento e aquaponia. Fizemos contatos e saímos melhores, com vontade de trabalhar mais”, pontua.

Outros piauienses estiveram no encontro, como o presidente da Câmara Setorial de Piscicultura do Território dos Cocais, Olímpio Júnior.  “Voltaremos para casa levando na bagagem muito conhecimento técnico e inovação. A Prefeitura de Esperantina está de parabéns pelo fomento à atividade da piscicultura. Estamos compromissados em estruturar melhor a atividade da piscicultura no Estado”, afirma.