29 de Março de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Notícias

COVID-19: Prefeitura faz monitoramento de viajantes que chegam à Esperantina

Até o momento, não existem casos confirmados do novo coronavírus no município.

A Prefeitura de Esperantina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou, nesse domingo (22), a abordagem de passageiros que desembarcam no município vindos em ônibus que fazem linhas intermunicipais e interestaduais. A ação é uma das medidas estratégicas estabelecidas pelo Comitê Municipal de Enfrentamento e Monitoramento de Emergência para Infecção Humana pelo Novo Coronavírus e conta com o apoio da Polícia Militar e da Vigilância Sanitária. Até o momento, não existem casos confirmados do novo coronavírus no município.  

 

De acordo com a secretária de Saúde, Elizângela Amorim, os viajantes que acabaram de chegar devem manter o isolamento social em casa de, pelo menos, sete dias. “Nesse momento, é preciso muita atenção, empatia e responsabilidade. Por isso, nossas equipes da saúde estão fazendo o devido monitoramento dos viajantes que estão chegando em nossa cidade. Estamos conferindo as condições de saúde do viajante e se ele apresenta sintomas do coronavírus. Ainda que os sintomas não estejam presentes, é importante frisar que a medida de isolamento social de sete dias serve para todos os viajantes”, recomenda. 

 

Vale ressaltar que o Decreto Municipal nº 186/2020, expedido na última sexta-feira (20),  proíbe a circulação e ingresso de veículos de transporte coletivo de passageiros interestadual, público e privado, no município. No tocante ao transporte coletivo intermunicipal de passageiros, público ou privado, a determinação é de que seja realizado sem exceder à metade da capacidade de passageiros sentados. E no transporte coletivo de passageiros, urbano e rural, só pode ser realizado sem exceder à capacidade de passageiros sentados. 

 

Para a prefeita de Esperantina, Vilma Amorim, é preciso que todos os cidadãos façam a sua parte para frear a disseminação do vírus. “Nossas equipes estão concentrando todos os esforços no apoio ao isolamento social e tomando medidas de precaução para conter a disseminação do vírus e proteger a população. Num momento turbulento como esse, todos querem estar juntos de suas famílias e estão voltando para Esperantina, mas é preciso muita atenção. Precisamos da colaboração de todos”, alerta a gestora.

 

A fiscalização está sendo feita pelos órgãos de segurança pública e pelas autoridades sanitárias. A equipes continuarão de plantão nas imediações da pousada Rio Longá, na entrada da cidade. Para denunciar as concessionárias de transporte de passageiros que não estão seguindo as recomendações do decreto, basta entrar em contato com a Prefeitura de Esperantina por meio do número (86) 99813-5913 e fazer o registro.