29 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Esperantina, Participam de Avaliação Diagnóstica e Verificação de Alfabetização.

Entre os dias 26 e 29 de novembro, aproximadamente 1.800 (um mil e oitocentos) estudantes do 3º ao 9º ano do ensino fundamental em Esperantina-PI, participam de testes de avaliação diagnóstica e verificação da alfabetização.

Desenvolvidos pelo renomado Instituto Alfa e Beto, esses testes têm como meta avaliar o nível de aprendizagem dos alunos no encerramento do ano letivo, consolidando evidências para escolhas pedagógicas sólidas.

A aplicação ocorre em seis escolas municipais, abrangendo diferentes faixas etárias. No 3º ao 5º ano, o foco recai sobre a fluência de leitura, analisando habilidades de decodificação, compreensão e expressão oral. Já para os alunos do 6º ao 9º ano, a avaliação concentra-se em Matemática e Língua Portuguesa, além de uma redação.

Alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), essas avaliações visam não apenas medir o desempenho dos estudantes, mas também fornecer informações precisas. Os resultados, aliados a relatórios detalhados, não apenas destacam conquistas, mas também oferecem sugestões concretas para intervenções, proporcionando ferramentas eficazes na resolução dos desafios identificados. Essa iniciativa destaca o compromisso de Esperantina com a excelência educacional e o desenvolvimento contínuo de seus alunos.