24 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Notícias

Idosos produzem coroa de flores para o Dia de Finados

A ação terá encerramento nesta quinta-feira (31), no CRAS de Esperantina.

Um grupo de idosos do Projeto Vida Ativa participou de uma oficina de confecção de coroa de flores, que serão usadas para o próximo Dia de Finados, dois de novembro. A ação terá encerramento nesta quinta-feira (31), no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Esperantina.

 

A secretária de Assistência Social de Esperantina, Regina Silva, explica que esse tipo de oficina auxilia no exercício da criatividade e da concentração, trazendo benefícios como reforço da memória, despertando emoções e sentimentos deixados de lado com o passar do tempo.

 

“O uso de coroa de flores nos cemitérios é uma atitude muito simbólica e tradicional pela comunidade. Significa a reverência, o respeito e uma demonstração de carinho e saudade com aqueles que eram do nosso convívio e já faleceram. A oficina foi um momento de expressar esse sentimento bonito e de soltar a criatividade”, conta a secretária de Assistência Social, Regina Silva.

 

Ainda de acordo com Regina, alguns idosos pretendem continuar a produção nos próximos dias com o intuito de comercializar as coroas de flores. “Além da produção com esse significado pessoal de homenagear os entes queridos, os idosos têm a possibilidade de produzir para a venda, caso queiram ganhar uma renda extra”, esclarece.

 

Para dona Maria Clarinda da Conceição, de 68 anos, a atividade foi muito proveitosa. “As oficinas são divertidas e aqui a gente tem a ajuda dos colegas nas atividades. É prazeroso e libera nossa criatividade. Gosto muito de vir para o CRAS, fico esperando chegar o dia”, conta.

 

O projeto Vida Ativa atende cerca de 200 idosos, com atividades de segunda à sexta-feira no CRAS. As atividades constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social. Sempre em grupo, elas proporcionam experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer.