Prefeitura Municipal de Esperantina | Terra que amamos

Esperantina pintada em quadros por artistas Italianos

Acontece em Esperantina uma exposição de pinturas realizadas por jovens estudantes de arte da academia de Firenze na Itália.

A exposição que teve início no último dia 30 de julho encerra nesta quarta feira dia 04 e está aberta ao público.
Durante a exposição alunos da rede municipal de ensino tiveram a oportunidade de visitar as obras e contemplarem a beleza e a simplicidade de vários locais da cidade, tanto da zona urbana e rural.

Os jovens tiveram um intercambio firmado entre a academia de artes de Firenze a prefeitura de Esperantina e a universidade estadual do Piauí e durante 04 meses foram visitar as localidades do município que foram pintadas em quadros, além da pintura figuras conhecidas da cidade foram feitos em forma de escultura.

Giuseppe Amorim nascido no estado do Piauí e hoje vive com a família na Itália falou do trabalho realizado em Esperantina juntamente com os colegas.

“Fica aqui o sabor de dever cumprido, vivi parte de minha infância correndo nas ruas de Esperantina no período de férias e hoje voltar aqui e realizar este trabalho é muito gratificante”. Disse.

A aluna da15 anos Elenice Pessoa achou muito gratificante ver o trabalho dos jovens artistas italianos.
“A gente percebe a beleza da nossa cidade que muitas vezes a gente não valoriza e somente agora com esta exposição percebemos a sua beleza e a simplicidade de nossa gente”. Comentou.

Para professora Lucilene que coordenava um grupo de alunos a exposição vai mudar culturalmente a vida de muitos alunos.
“Este trabalho mostra a valorização de nossa cidade, lugares aqui expostos em quadros nos faz ver o quanto é importante e consegue capitar a beleza de nossos lugares e esta exposição desperta em nossos alunos a ter uma consciência cultural que muitos de nós não percebemos no dia a dia”. Falou.

Inscrições para oficinas do projeto “Cultura Viva” em Esperantina

Prefeita aprova projeto: Cultura Viva, cultivando e partilhando saberes e sentido

Parceria entre Prefeitura e UFPI possibilitará ações na área da cultura em Esperantina

A ideia é realizar oficinas, capacitações e eventos culturais com o intuito de resgatar a cultura da cidade de Esperantina