28 de Maio de 2022

Notícias

Cidade de Esperantina realiza primeira Conferência Municipal de Cultura

Aconteceu na manhã desta sexta-feira, (25), no plenário da câmara municipal, a conferência municipal de cultura da cidade de Esperantina.

A conferência contou com a participação de vários grupos de Umbandas, terreiros, capoeira, danças e vários outros segmentos.

Participaram da primeira conferência municipal de cultura o secretário de Cultura Richardson Melo, secretários de educação Valdemir Miranda, Walter Sousa de Assistência Social, Rinaldo Rebelo, Desenvolvimento Agrário, vereador Domingos Luiz, secretário de saúde, Felipe Sampaio e representando a prefeita Ivanária Sampaio, o assessor especial Derik Kauan.

O tema da conferência de Cultura foi “Os novos desafios para cultura de Esperantina: Planejar e Construir o Plano Municipal de Cultura''.

A palestra principal foi ministrada por Cláudia Simone, membro do Conselho Estadual de Cultura, e teve como escopo o tema da Conferência, qual seja: “Os novos desafios para cultura de Esperantina: Planejar e Construir o Plano Municipal de Cultura".

Houve apresentações culturais, dança e uma exposição das obras do artista esperantinense João Hélio.

O secretário Richardson Melo falou que o objetivo da Conferência é a criação do plano municipal de Cultura e do conselho municipal de cultura em Esperantina.

"Quero em primeiro lugar agradecer a presença de todos os amantes da nossa cultura que aqui está bem representada com todos os grupos culturais de nossa cidade, para elaborarmos o plano municipal de cultura com  a participação de todos", disse o secretário.

Cláudia Simone, membro do Conselho Estadual de Cultura, falou que existem recursos dentro do Governo Federal para que seja investido na cultura dos municípios e por isso temos que criar o plano municipal de cultura, conselho municipal e o Fundo Municipal de Cultura, ouvindo a sociedade que vive da Cultura.