29 de Março de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Encenação da paixão e morte de Cristo movimenta comunidade católica em Esperantina

Uma super estrutura foi montada na Praça Lages Rebêlo, onde teve início a apresentação da Via Sacra, passando pela Praça Leônidas Melo, até chegar ao Cais, às margens do Rio Longá.

Para os cristãos, a Paixão de Cristo relata os últimos dias de Jesus na Terra entre os homens, desde a última ceia, passando pelo momento em que é preso no Monte das Oliveiras, após receber o beijo de traição de Judas Iscariotes, até a hora de sua morte pela crucificação.

Jesus foi julgado e condenado pelo “crime” de se autoproclamar como o Filho Enviado de Deus, e ainda viu Barrabás, um assassino confesso, ser absolvido por seu próprio povo, sob os olhares de Pôncio Pilatos, o governador da Judéia, que lavou suas mãos diante da decisão.

Mesmo assim, Jesus aceitou sua condenação e passou por todos os flagelos que os criminosos eram submetidos durante o Império Romano.

Jesus preferiu morrer na cruz para que os nossos pecados fossem perdoados e para que contemplássemos Sua Graça divina.

O espetáculo, promovido pelo grupo de Teatro Popular Esperantinense, com realização da Prefeitura de Esperantina e Secretaria de Cultura, mostra os principais momentos da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Dezenas de atores e atrizes, apresentaram as 15 estações da Via Sacra. O espetáculo aproxima o público da época retratada, com a reprodução de vestes, móveis e arquitetura.

Enquanto os atores se deslocam de um cenário para outro, o povo acompanha como se fizesse parte da peregrinação.

Que nesta sexta-feira santa, unamos o nosso coração ao sofrimento de Jesus, orando, jejuando e silenciando.