19 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Esperantina realiza IV conferência municipal de juventude

O município de Esperantina realizou a 4ª Conferência Municipal de Juventude, na tarde da última sexta-feira (06). O evento aconteceu no ginásio esportivo da entidade AMARE e reuniu mais de 250 jovens inscritos entre outros participantes.

A solenidade de abertura contou com a presença de secretários municipais, vereadores, representantes do poder público municipal, professores membros do conselho municipal de juventude e do Venício Moura representante da COJUV - Coordenadoria Estadual de Juventude.

Dentre os eixos discutidos durante o evento estão: Saúde, educação, esporte cultura e lazer, emancipação, empregabilidade, infraestrutura e mobilidade urbana.

O Secretário de administração José Ângelo, representando a prefeita Ivanária Sampaio, falou que é uma das metas da gestão municipal fazer uma política voltada para atenção a juventude e a conferência é um instrumento para ouvir os anseios dos jovens para que políticas públicas sejam implementadas nos próximos anos.

O Secretário de Esportes e Cultura do município, Richardson Melo, disse que a conferencia é um evento muito importante para se ter um diagnóstico e saber os desafios a serem trabalhados pela gestão municipal para ofertar mais oportunidades aos jovens, na área do esporte, da cultura e do lazer.

O presidente do conselho municipal de juventude professor Davi Cardoso, falou que apesar do município está realizando a IV conferência de juventude, o objetivo ainda é a criação do I Plano Municipal de Juventude, a ser concretizado até o final do ano de 2022.

“Em primeiro lugar quero agradecer o apoio da prefeita Ivanária Sampaio para realização deste grande evento, agradecer a câmara municipal por seus representantes e a todos os jovens aqui presentes, vamos através de vocês construir um plano voltado para os anseios de todos nós, somos uma grande parcela da população e precisamos ser ouvidos para que tenhamos mais oportunidades de espaços de lazer, esportivos, culturais e oportunidades de trabalho”, disse o presidente. No final da conferência foram escolhidos 05 delegados titulares e suplentes para representar Esperantina na IV Conferência estadual de juventude.

Estiveram presentes os vereadores Júnior Rodrigues, João de Deus, Teresinha Emel e Domingos Luiz, os secretários Zé Ângelo, Richardson Melo, Rinaldo Rebelo e o coordenador de comunicação Clenilton Gomes.

Houve várias apresentações culturais, danças, rodas de conversas com discussões a partir das propostas dos jovens e muita interatividade.