18 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Secretaria de saúde realiza atividade do dezembro vermelho no mercado público

A Prefeitura de Esperantina por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoveu, nesta quinta-feira, 22 de dezembro, no Mercado Público Municipal, uma ação para diagnosticar e prevenir doenças sexualmente transmissíveis. Na ocasião foram disponibilizados aos trabalhadores e a população, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C de forma gratuita.

O coordenador de epidemiologia da saúde municipal, Misak Lira ressaltou a importância de fazer os testes e saber o resultado o quanto antes. “São doenças consideradas silenciosas. Por isso, é tão importante que todos façam os exames para identificar precocemente os portadores dos vírus e realizar o tratamento indicado”. Disse o mesmo.

De acordo com a equipe de atendimento da saúde municipal, a ação é alusiva ao Dezembro Vermelho e tem como objetivo levar orientação à população, realização de testes rápidos e prevenir doenças sexualmente transmissíveis.  O teste consiste em coleta de sangue e análise. O resultado sai rapidamente.