19 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Notícias

Prefeitura de Esperantina realizou renovação do Conselho de Alimentação Escolar

 A Prefeitura de Esperantina através da Secretaria Municipal de Educação realizou no período de 16 a 23, fevereiro a renovação do Conselho de Alimentação Escolar – (CAE), órgão colegiado de caráter fiscalizador, permanente, deliberativo e de assessoramento, o conselho é uma forma de efetivar a participação da sociedade no controle social, sendo uma ferramenta que favorece a democratização da população por meio das políticas públicas.    

                              

O Conselho de Alimentação Escolar – CAE, é composto pelos segmentos: Representantes do Poder Executivo; Trabalhadores da Educação e Discentes; Pais de Alunos e Entidades Civis Organizadas. O CAE conta com 14 membros, sendo 07 membros titulares e 07 suplentes, os membros terão o mandato de 04 anos, podendo ser reeleitos de acordo com a indicação dos seus respectivos segmentos, cabe ressaltar que o exercício do CAE não é remunerado.  

                                                                                               

 As assembleias de renovação aconteceram no auditório da Secretaria Municipal de Educação, e contou com a presença de representantes de Trabalhadores da Educação, Discentes e Pais de Alunos das Escolas Municipais: Gervásio Lages, Umbelino Rebelo, Vila da Solidariedade, Patriotino Lages Rebelo, Maria Pinheiro de Castro, Maria Erinete Brito e Creche Vô José Luís Pereira.

No segmento Entidades Civis Organizadas contamos com a presença de representantes das entidades:  Associação Para o Bem Estar do Menor Carente de Esperantina – AMARE, Associação do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu – MIQCB, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, Colônia de Pescadores Z37, Ação Social Esperantinense – ASESP, Igreja Católica Apostólica Romana, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Esperantina – STRAAF, Igreja Evangélica Missão Pentecostal e Igreja Batista.

Foram realizadas três assembleias para a escolha de representantes dos segmentos por meio de votação. Posteriormente, os membros eleitos dos segmentos, reuniram-se para a eleição do Presidente e Vice-Presidente do Conselho, na qual se cominou o seguinte resultado: Catarina da Silva Araújo (Representante dos Trabalhadores da Educação), Presidente e Ivonete Rodrigues Cardoso Nóbrega (Representante de pais de alunos), Vice-presidente.