23 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Esperantina realizou a 9ª Conferência Municipal de Saúde

Foi realizado nesta última quarta-feira (17/11) a 9ª Conferência Municipal de Saúde do município de Esperantina-PI.

O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, no auditório do CEEP Leonardo das Dores.

Houveram apresentações culturais, percussão com os alunos da Amare de Esperantina.

Com o tema “Os desafios da saúde de Esperantina no cenário atual e pós-pandemia”, a conferência reuniu trabalhadores de saúde, prestadores de serviço, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde. O objetivo do evento foi discutir e elaborar propostas de políticas públicas de saúde para serem executadas nos próximos quatro anos.

Para o secretário de saúde, Drº Felipe Sampaio, o evento foi muito importante para a gestão, pois as propostas aprovadas pela plenária vai nortear o trabalho da secretaria nos próximos quatro anos.

A palestra magna da conferência foi ministrada pelo sanitarista Carlos Barros. Os participantes assistiram ainda uma palestra com o psicólogo Wellyson Fortes com o tema: “A saúde mental dos profissionais da saúde em tempos de pandemia”.

Durante a conferência houve a distribuição da plenária em grupos para a discussão das propostas que foram elaboradas nas pré-conferências de saúde.

O evento contou com a participação do secretário de saúde, Felipe Sampaio, Procurador do município Santhiago Holanda, diretor do hospital Júlio Hartman, Luis Carlos, vice-prefeito, Sampaio Júnior, presidente do conselho municipal de saúde Ricardo Melo, conselheiros, profissionais da saúde e representantes dos usuários do sistema único de saúde.

No final da conferência foi realizada a leitura e aprovação das propostas pela plenária da 9ª conferência municipal de saúde.

Os principais eixos debatidos foram:

I – Gestão do SUS, Financiamento e Participação Social;
II – SUS da Atenção Primária à Atenção Especializada;