13 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Notícias

Secretaria Municipal de Saúde de Esperantina intensifica ações contra o Aedes Aegypti durante o período chuvoso.

A Secretaria Municipal de Saúde de Esperantina, sob a gestão do Dr. Derick Kawan, em parceria com a Equipe de Agentes de Combate às Endemias, liderada por Jairo Fonseca, tem se dedicado incansavelmente desde o início do período chuvoso no combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti, vetor das doenças dengue, zika e chikungunya.

Em um esforço contínuo, as ações em Esperantina têm sido focadas em medidas preventivas, educativas e na aplicação de larvicidas. Essa abordagem proativa é fundamental dadas as condições favoráveis ao desenvolvimento do mosquito, com chuvas intercaladas pelo sol, proporcionando o ambiente ideal para sua proliferação.

Apesar dos esforços, alguns focos com larvas já foram identificados, destacando a importância da colaboração da população. A Prefeitura alerta os esperantinenses para manterem seus quintais limpos e livres de qualquer acúmulo de água, lixo ou recipientes que possam servir como criadouros para o Aedes aegypti, mesmo que sejam pequenos como vasos de plantas ou tampinhas de garrafas.

Enquanto a luta contra o mosquito continua em nível local, o panorama nacional revela a persistência do desafio enfrentado pelo Ministério da Saúde. Com mais de 650 mil casos confirmados de dengue apenas neste ano, e um trágico registro de mais de 100 óbitos, além de 438 casos em investigação, de acordo com os dados do painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde, a gravidade da situação é inegável.

Em tempos como estes, é crucial lembrar: a dengue mata. É fundamental unirmos esforços para eliminar os criadouros do mosquito e proteger nossa comunidade. Não vamos permitir que o mosquito nasça e perpetue a ameaça à saúde pública.